AVELAR LOUREIRO FILHO ESTÁ MUDANDO UMA REALIDADE URBANA
A expansão do Rio de Janeiro ? nas décadas de 1960 e 1970 ? para a Zona Oeste, com a criação dos acessos (Autoestrada Lagoa-Barra) e do planejamento urbano (Lúcio Costa), serviu de inspiração para um projeto de requalificação urbana de longo prazo que tem levado ao renascimento do município do Paulista, em Pernambuco, iniciado no final da década de 1990 eque segue com forte tração no presente.
A expansão do Rio de Janeiro – nas décadas de 1960 e 1970 – para a Zona Oeste, com a criação dos acessos (Autoestrada Lagoa-Barra) e do planejamento urbano (Lúcio Costa), serviu de inspiração para um projeto de requalificação urbana de longo prazo que tem levado ao renascimento do município do Paulista, em Pernambuco, iniciado no final da década de 1990 e que segue com forte tração no presente.
Esse movimento começou quando o engenheiro e economista pernambucano Avelar Loureiro Filho retornou ao Recife, oriundo do Rio de Janeiro, em 1995, após cursar os mestrados de Engenharia de Produção e Administração na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). No Rio, Avelar trabalhou na área de logística da Goldmine, maior processadora de ouro da América Latina, e participou da criação do Banco Cindam, começando em 1993 a montagem das primeiras operações de arbitragens em mercados futuros e de derivativos no Brasil.
De volta a Pernambuco, Loureiro Filho fundou – em 1999 – a ACLF Empreendimentos, iniciando suas atividades na área litorânea de Conceição, no Paulista, com condomínios clubes residenciais faseados. A empresa tornou-se a maior construtora do Litoral Norte de Pernambuco, incorporando técnicas avançadas de concepção de condomínios e utilização de tecnologias, processos e escala inspirada nas grandes montadoras de automóveis.
Nos últimos anos, o foco da empresa foi a formatação de um plano estratégico de desenvolvimento imobiliário para Paulista utilizando áreas que pertenceram à Companhia de Tecidos Paulista (CTP). O desafio agora é a viabilização e implementação dos empreendimentos com ênfase no planejamento urbano.
O objetivo é tornar Paulista uma nova centralidade na Região Metropolitana do Recife, buscando melhorar a qualidade de vida dos seus atuais e futuros moradores. Para isso, a ACLF tem atuado no sentido de suprir a cidade e a região de moradias modernas (várias em execução), parques, shopping center (já em funcionamento), empresariais e um complexo hospitalar privado.