Comunicação empresarial
Por Fernanda BérgamoDE REPENTE, O MERCADO.
Estamos encerrando o ano. Mais de 7 milhões de alunos acabaram de fazer o ENEM e apenas uma pequena parte dessa imensa multidão chegará aos bancos das melhores Universidades. É ASSIM. Aqueles que terão as melhores oportunidades na vida são, normalmente, os que nasceram em famílias que valorizam a educação. Prepararam-se desde cedo. Do ENEM ate entrarem no mercado de trabalho, será um pulo. A gente nem percebe e, de repente, já sai da CONCORRÊNCIA ACIRRADA pela conquista de uma vaga na Universidade e se vê na batalha, ainda mais violenta, pela CONQUISTA DE UMA VAGA NO MERCADO DE TRABALHO.
SÃO INÚMEROS OS FATORES que determinarão a conquista de uma posição nesse mercado cada vez mais concorrido. Mas, sem dúvida, o domínio da língua portuguesa sera um dos principais. Nenhuma empresa vai contratar um profissional para as suas melhores posições se a capacidade desse candidato de lidar com o próprio idioma não for adequada.
E aqui vale salientar que o domínio da língua materna não diz respeito apenas ao falar. A compreensão e a redação de textos serão determinantes para a ascensão profissional em qualquer área. Mesmo aquelas profissões que são consideradas extremamente técnicas PRECISAM LIDAR MUITO BEM COM A LÍNGUA PORTUGUESA Os profissionais de áreas técnicas também precisam enviar e-mails, elaborar relatórios, entender contratos. COMUNICAÇÃO É A PALAVRA-CHAVE.
Quem já está no mercado de trabalho precisa lidar bem com esses tempos da comunicação. Todas as ferramentas da era moderna têm, de certa forma, uma utilização fantástica da linguagem escrita. SABER SE EXPRESSAR COM ADEQUAÇÃO, produzindo textos de qualidade, determinará quem estará nas melhores posições do mercado de trabalho. Há exceções, é verdade. Mas elas são cada vez mais raras. Portanto, se você almeja chegar ao topo da carreira, É MELHOR COMEÇAR A TRATAR A LÍNGUA PORTUGUESA COM UMA ATENÇÃO MELHOR.